segunda-feira, 21 de abril de 2014

Parabéns pelos seus 25 anos, Game Boy!



Parabéns pelos seus 25 anos, Game Boy!

Lembro até hoje do dia em que meu primo ganhou um Game Boy Color. Uma coisa meio roxa, meio transparente e totalmente horrível. Era um sonho e tudo o que eu podia querer. Estávamos no final dos anos 90, Pokémon era uma mania mundial e a única coisa que me importava era ter meu próprio portátil para jogar também.

Não demorou muito para que isso acontecesse. Só que, por mais que boa parte do tempo de vida do meu video game tenha sido com um cartucho dos monstrinhos de bolso acoplado, ter um Game Boy me permitiu conhecer muita coisa nova que iam além dos monstrinhos de bolso. Apesar de jovem, eu não era nenhum estranho ao mundo dos video games, mas foi o pequeno console quem abriu muitas portas para mim.

E sei que eu não sou o único nessa situação. O Game Boy — seja o clássico, o Pocket, o Color ou mesmo o Advance — vive até hoje nas memórias e nos corações dos fãs como uma das maiores e mais importantes plataformas já lançadas. E, neste dia 21 de abril, ele se torna ainda mais especial, pois o pequeno está comemorando nada menos do que 25 anos de existência.

Um pouco de história

Lançado pela Nintendo nesta mesma data, em 1989, não demorou para que o Game Boy se transformasse em um ícone da indústria. Mesmo com suas imagens simples — elas eram todas em preto e branco nos primeiros modelos e a tela não possuía iluminação própria —, a ideia de levar a experiência de um console de mesa para todos os lugares foi bastante revolucionária para a época.

Galeria 1

E foi exatamente esse o propósito da empresa com o aparelho. Seu criador, Gunpei Yokoi, quis unir a praticidade e a portabilidade existente no Game & Watch com a variedade e a imersão que sistemas como o NES ofereciam. Uma combinação simples e que deu muito certo, dando à “Big N” não só a chance de expandir um segmento ainda pouco desenvolvido do mercado como ainda sua liderança pelas próximas duas décadas e meia.

Tanto que, mesmo com o surgimento de vários outros produtos concorrentes, nenhum deles conseguiu desbancar o Game Boy (e seus sucessores). E, boa parte dessa hegemonia está exatamente na tradição que o portátil tinha em relação a seus jogos.

Por mais que Pokémon tenha sido um dos principais responsáveis por fazê-lo se popularizar mundo afora, o console teve outros grandes sucessos. É o caso de Tetris, que vendeu mais de 30 milhões de cartuchos, sendo considerado o maior Best-seller da plataforma.

Sempre junto

Como falei anteriormente, o Game Boy é responsável por boas memórias para muitos jogadores. Então, para comemorar os 25 anos de existência do portátil mais importante da indústria, que tal compartilhar lembranças de jogos e casos em que o console marcou sua vida? Conte nos comentários e mostre que, apesar da idade, o aparelho ainda está mais forte do que nunca.

Parabéns, velho companheiro.

0 comentários:

Postar um comentário