segunda-feira, 21 de julho de 2014

Designers de Naughty Dog e Bungie explicam objetos reciclados em jogos

imagine-se trabalhando em um game muito esperado e que com certeza será um sucesso de venda, elogiado por um trabalho gráfico impecável. Mas faltam poucos dias para o lançamento e você ainda está modelando uma lata de refrigerante que passará despercebida por 99% dos jogadores — mas não por você.

O problema é que o tempo corre, o cliente quer resultado e você precisa "dar um jeitinho" para o trabalho sair. Como o game é uma sequência ou do mesmo estúdio que outros títulos, você pega o modelo de um jogo anterior, aplica uma textura nova e termina o resultado. Não é o ideal, mas é o que tem.

Essa rotina pode parecer pura malandragem, mas é o que acontece com grandes estúdios de desenvolvimento de jogos — contra a vontade dos designers, que fique claro. Em uma conversa no fórum Polycount, Anthony Vaccaro (artista de ambientes da Naughty Dog) e Isaiah Sherman (especializado em retratar o céu em títulos da Bungie), contaram como acontece essa reciclagem de elementos.

A vida nada fácil de um artista de games

"Trabalho pessoal: o melhor é fazer as coisas do zero para que você possa aprender tudo. Trabalho para cliente: faça qualquer truque ou trapaça que você souber dentro dos limites legais para conseguir o melhor trabalho feito no menor período de tempo. 'Trapaceie' o máximo possível", aconselha Isaiah.

"Há modelos em Uncharted 3 e The Last of Us que foram originalmente criador no Uncharted 1. Alguns foram usados como ponto de início e aí só atualizamos com uma textura. Em pequenas pedras, por exemplo, não há motivo em remodelar a mesma forma de novo quando você já aperfeiçoou antes. Você gasta esse tempo fazendo outras coisas incríveis que são super diferentes", compeltou Vaccaro.

0 comentários:

Postar um comentário